Mercado
Segundo dados da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, o mercado brasileiro tem apresentado um crescimento de 8% ao ano, número muito superior ao do PIB, com um faturamento em 2013 de mais de US$ 14 bilhões. Mesmo assim, apenas 13% das 57 milhões de residências brasileiras possuem ar condicionado. Também segundo a Abrava, há 10 anos, 60% do mercado de ar condicionado estava concentrado em aparelhos de janela e 40% de splits. Atualmente, 72% das residências e empreendimentos já utilizam splits.
O outro nicho de mercado – ar condicionado automotivo – também cresce a passos largos. Pelo menos 80% dos novos veículos produzidos pelas quatro principais montadoras nacionais já saem de fábrica com sistema de ar condicionado instalado, o que significa uma tendência a aumentar ainda mais o volume de serviços de limpeza e manutenção num futuro próximo.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
- Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
- Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
- Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
- Participação em seminários especializados.
No Sait Abaixo você encontra várias outras dicas para seu nogócio fluir
O outro nicho de mercado – ar condicionado automotivo – também cresce a passos largos. Pelo menos 80% dos novos veículos produzidos pelas quatro principais montadoras nacionais já saem de fábrica com sistema de ar condicionado instalado, o que significa uma tendência a aumentar ainda mais o volume de serviços de limpeza e manutenção num futuro próximo.
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fonte:http://www.sebrae.com.br/
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